Destaque
Hospital São Mateus recebe prêmio.
26/07/2008
A unidade recebeu a certificação da multinacional 3M, que reconheceu a excelência do controle de infecções.
O Hospital São Mateus recebeu, ontem, à noite o certificado categoria ouro de controle do processo de esterilização. A avaliação foi feita pela empresa multinacional 3M, que trabalha com produtos e tecnologia de esterilização hospitalar.
Dividida em três categorias (ouro, prata e bronze), a certificação dada pela multinacional comprovou a excelência da unidade hospitalar no controle de agentes biológicos que podem causar infecções hospitalares, problema que afetam tanto os pacientes quanto funcionários e visitantes.
O evento reuniu, na sede do hospital, funcionários, diretores e representantes da 3M. A placa com a certificação foi descerrada pelo diretor do hospital, Cláudio Rocha, e pela enfermeira Márcia Colares, chefe de esterilização. Durante a solenidade, também foram entregues certificados para as funcionárias que trabalham na central de material de esterilização, setor que garante a limpeza de todos os equipamentos utilizados no hospital.

Segundo Márcia Colares, o São Mateus ficou entre os 82 hospitais do Brasil que tiveram esse trabalho reconhecido pela 3M. Contando com um grupo de 13 pessoas, o setor de esterilização faz uma vigilância estrita de cada equipamento, além de realizar o descarte imediato de qualquer material que possa trazer algum tipo de risco de infecção causada por agente biológico.
Márcia acredita que o investimento em logística e o trabalho em equipe foram determinantes para que o hospital recebesse essa distinção. ‘‘A central de esterilização é o coração de qualquer hospital. Somos responsáveis pelo preparo, limpeza e descarte dos materiais, um trabalho que não é visto diretamente pelo paciente, mas que é essencial para garantir um ambiente seguro para todos. Este é um setor em que não podem ocorrer erros, pois eles são fatais’’, ressalta.
Para a enfermeira da 3M e uma das responsáveis pela avaliação, Helena Presoto, o certificado é uma forma de reconhecer aquelas unidades que realizam boas práticas de esterilização, além de uma forma de dar maior segurança aos clientes na hora de escolher o melhor serviço no caso de uma internação. ‘‘O perigo de uma infecção é uma das grandes preocupações dentro do ambiente hospitalar. Nossa avaliação tenta colocar em prática as normas internacionais mais recentes de esterilização, a fim de buscar a melhor qualidade no serviço e reduzir o risco de infecção hospitalar a zero’’, afirmou.

O diretor da unidade, Cláudio Rocha, dedicou a certificação aos funcionários que, segundo ele, vivenciam no dia-a-dia as preocupações e os cuidados necessários para a manutenção de um ambiente limpo e seguro. ‘‘Este é um trabalho que exige muita precisão e ficamos felizes por esse reconhecimento. Tal desempenho só foi possível por conta do trabalho conjunto de nossos funcionários e esperamos melhorar ainda mais a qualidade do nosso serviço’’, enfatizou.
Ler outras notícias
Diretor Técnico
José Gonçalves Moreira Filho
CRM 6879-CE