Dicas de saúde
Alimentos Funcionais - Parte 2
12/02/2009

FLAVONÓIDES
É uma classe de substâncias que confere sabor e cor de quase todas as frutas e vegetais, além de vinhos e outras bebidas. Possuem propriedades anti-carcinogênicas, antiinflamatórias e antialérgicas.
As melhores fontes de flavonóides são as folhas verdes escuras e os grãos de cereais e leguminosas.
Fontes alimentares: cerejas, vinho, morangos, amoras vermelhas, uvas, vinho, berinjelas.

QUERCETINA
Também do grupo dos flavonóides e presente principalmente na cebola, foi estudada por cientistas que a relacionaram com baixas taxas de doenças do coração e acidente vascular cerebral.

INDÓIS
Uma variedade de indóis ocorre naturalmente em vegetais como o brócolis e a couve-flor (crucíferas), e vários destes indóis teriam a propriedade de alterar o crescimento de tumores.
Fontes: repolho, brócolis, couve, couve-flor, couve de bruxelas e nabo.

CAROTENÓIDES
É uma grande família de pigmentos naturais responsáveis pela maior parte das cores alaranjadas na natureza. Além de suas propriedades antioxidantes, os carotenóides pró-vitamina A, como o beta-caroteno, por exemplo, são essenciais para a visão, diferenciação das células, desenvolvimento embrionário e outros processos fisiológicos, e ainda possuem ação estimulante ao sistema imunológico, inibem a mutagênese e protegem contra doenças cardiovasculares.
Estão presentes em grande quantidade na cenoura, abóbora e mamão.

LICOPENO
Também do grupo carotenóide, é responsável pela cor vermelha dos alimentos. Entretanto, tem demonstrado reduzir a concentração de radicais livres, sendo, atualmente testado em alguns tipos de cânceres como o de próstata, pulmão e estômago. Previne também, o ataque cardíaco por impedir a oxidação de LDL.
O tomate parece ser o melhor representante deste pigmento, o concentrado ainda mais no processo de industrialização.

FIBRAS
As fibras presentes em alimentos vegetais (preferencialmente crus e/ou integrais) apresentam função absorvente sobre os ácidos e sais biliares que atenuam a velocidade de absorção de diversos nutrientes, entre eles a glicose e o colesterol.
As fibras solúveis, presentes na aveia, grão de leguminosas, algas e frutas, têm papel mais regulador sobre os ácidos e sais biliares.
Já as fibras não solúveis, como celulose e lignina, presentes nas cascas de cereais, folhas e talos, favorecem o bom funcionamento dos intestinos, aumentando o volume fecal, e atualmente sendo citados como fator importante na redução de incidência de câncer de intestino (cólon).

Ler outras dicas
Christian Louboutin Handbags Christian Louboutin Clutches Christian Louboutin Purses Christian Louboutin Bags outlet Gucci Bags Outlet Gucci Outlet Gucci Sale Gucci hobo bags Michael Kors Handbags Michael Kors satchels Michael Kors Outlet Michael Kors Sale Michael Kors Totes Michael Kors Clutches Longchamp Handbags Longchamp Sale\ Longchamp Outlet Longchamp tote bags Karen Millen Dresses Australia Karen Millen Outlet Karen Millen Dresses Karen Millen Sale Karen Millen Australia linkbuildersinc.com Canada Goose Sale Canada Goose Jackets Canada Goose Sale Outlet Canada Goose Outlet Canada Goose Womens Canada Goose Coats Canada Goose in Canada Canada Goose Sale Parajumpers Outlet Parajumpers Canada Parajumpers Jackets Parajumpers Sale Parajumpers Coats Moose Knuckles Canada Moose Knuckles Sale Moose Knuckles Jackets Moose Knuckles Parka Moose Knuckles Outlet Moose Knuckles Toronto Goyard Tote Canada Goyard Canada