Dicas de saúde
Colágeno
12/05/2009

            O colágeno é uma proteína formada normalmente pelo nosso organismo, cuja produção diminui cerca de 1% ao ano com a chegada da maturidade (a partir dos 30 anos). Aos 50 anos, muitas pessoas podem apresentar apenas 35% de colágeno no corpo, necessário para a sustentação de órgãos e pele. Essa perda de estrutura é uma das maiores responsáveis pelo envelhecimento — estético e funcional — de nosso corpo, pois nossa aparência vai deixando de ter o viço de antes e nossos ossos e cartilagens vão tornando-se mais frágeis. Mas não é apenas o problema estético que afeta a pele: sem a mesma irrigação e hidratação, a pele fica seca, enrugada, flácida, quebradiça, fina e muito mais sensível a escoriações e aos efeitos da exposição solar. Fatores externos também influenciam esse quadro. O tabagismo, por exemplo, reduz muito a irrigação sangüínea das camadas superficiais da pele e, com isso, aumenta de duas a três vezes o número de rugas em mulheres brancas de meia idade. A perda de colágeno é natural, não pode ser impedida, mas pode ser amenizada.

            As principais fontes de colágeno são os alimentos ricos em proteínas de origem animal, principalmente a carne vermelha, mas a partir dos 30-40 anos, ingeri-las não é suficiente, havendo a necessidade de suplementação para dar ao organismo a quantidade adequada de colágeno. Extraído industrialmente de bovinos, principalmente, o colágeno hidrolisado não tem contra-indicações e é capaz de estimular a produção do colágeno natural que perdemos com o passar do tempo. Estudos recentes têm revelado que esse novo alimento é um eficiente aliado contra processos de flacidez dos tecidos e, quando aliado a atividade física, torna-se uma excelente fonte protéica, capaz de sintetizar massa magra e, assim, manter o aspecto jovial do corpo. Além disso, as pesquisas mostram que a substância ajuda a reduzir doenças articulares, como as osteoartrites. No entanto é bom lembrar que não basta consumir cápsulas que reúnem apenas miligramas dessa substância. O ideal é ingerir cerca de 8-10g de colágeno hidrolisado, oferecidos por suplementos específicos para essa finalidade.

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