Dicas de saúde
Interações negativas e positivas.
28/10/2008

Interações negativas:
Alimentos fontes de Vitamina C diminuem a absorção do cálcio dos alimentos.

Alimentos fontes de zinco (carne, iogurte), ferro ou cálcio, se consumidos juntos com fontes de fosfatos (vegetais verdes-escuro), formam compostos insolúveis de baixa absorção.

Os taninos, substâncias presentes nos chás (mate e preto) e água tônica, diminuem a bionisponibilidade das proteínas, do ferro, zinco e cobre (fígado, nozes, ameixa).

Ovo: O ferro existente no ovo possui uma baixa biodisponibilidade, pois substâncias presentes no próprio ovo (quelantes), formam com o ferro compostos insolúveis que não são absorvidos.

Interações positivas:
Alimentos fontes de vitamina C (laranja, limão, acerola, tomate), se consumidos juntos com fontes de selênio (aves, grãos integrais, cebola, alho) e ferro, melhoram a absorção desses minerais.

A frutose, que é o açúcar contidos nas frutas, tem o poder de melhorar a absorção do ferro.

O açúcar do leite (lactose), melhora a absorção do cálcio.

A gordura contida nos alimentos (carnes, óleos, manteigas) melhora a absorção do ferro e das vitaminas A e D.

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