Dicas de saúde
O Ômega 3.
28/10/2008
O Ômega 3 é considerado gordura essencial, ou seja, aquela que precisamos consumir em nossa dieta. É reconhecido com um nutriente cardioprotetor, pois reduz os níveis de triglicerídeos e colesterol sanguíneo, aumentando a fluidez sanguínea e reduzindo a pressão arterial. Existem evidencias que sua deficiência está associada a problemas de pele, depressão, artrite, rigidez articular e sintomas pré-menstruais.
O Ômega 3 é encontrado em peixes de água fria (atum, sardinha, arenque, salmão), na semente e óleo de linhaça. A linhaça é um alimento de origem vegetal que apresenta maior quantidade concentrada dessa gordura. Desse modo, auxilia nos controles do nível de colesterol e proteção cardiovascular, atua no controle do açúcar sanguíneo, auxilia na redução das inflamações, na renovação celular (antioxidante), alem de auxiliar no funcionamento intestinal.
A ciência vem evoluindo a cada dia e mostrando que a base da saúde é a escolha alimentar. E consumir alimentos adequadamente não significa aumentar os gastos do orçamento doméstico. Os alimentos funcionais, por exemplo, podem ser comprados em feiras ou supermercados, ou ainda cultivados em pequena escala em casa para atender às necessidades da família. A qualidade de vida pode ser mantida com produtos naturais a serem cozidos e processados em casa, na quantidade apropriada para saciar a fome a fim de evitar o desperdício desnecessário. O valor dos alimentos para a preservação da saúde é incontestável, mas será que no mundo as pessoas sabem exatamente os benefícios proporcionados por cada alimento que consomem?
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Diretor Técnico
José Gonçalves Moreira Filho
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